Quem cola sai da escola

12/09/2011 14:36

QUEM COLA SAI DA ESCOLA

 

            O professor entra na sala, era prova de geografia, sempre fui bom nisso, mas a prova era na segunda, impossível estudar a matéria num domingo de Sol que se completa com uma noite estrelada.

            O único jeito era colar, havia algum tempo entre a chamada e a entrega da avaliação, e para prolongar este tempo mudei para última fila no último lugar. Peguei o livro e passei para a mesa todas as informações que iria precisar nos próximos minutos. Pronto, em pouco tempo havia transformado aquele espaço em branco num quadro de escritos difíceis de serem decifrados.

–Trinta e seis?

            – Presente.

            Eu era o último da lista, mas infelizmente fiquei com falta, não era a chamada, o professor estava me chamando para receber a prova, resolveu inverter a ordem dos nomes.

            – Preste atenção! Toma, pegue sua prova e sente ali, atrás do Manuel.

            – Mas professor...

            – Não tem desculpas, pegue seu material e sente ali, e você Manuel troque de lugar com ele.

            Sabe àquela hora em que você quer partir para a ignorância? Pois é, foi o meu momento, mas não foi essa minha atitude, abaixei a orelha, peguei minha avaliação, troquei de lugar com Manuel e passei a aula tentando colar de alguém, e no fim a única coisa branca eram as linhas da minha prova.

            Uma semana depois lá vem aquele professor com o sorriso estampado na cara dizendo que ficou satisfeito com as notas da turma e eu, claro, preocupado e torcendo para que meu colega da frente tivesse passado para mim a cola certa.

            As provas iam sendo distribuídas, só uma nota Dez, e adivinha, do Manuel, por outro lado houve somente um Zero, felizmente não era o meu, foi do aluno que estava atrás de mim na hora do teste. Há momentos na vida em que temos que ser espertos, e essa com certeza não foi a hora dele. Eu fiquei com uma nota expressa em letras e não em números, e lá estava ela no alto da folha em letras enormes e grifadas: UM, Precisa Melhorar!

            E lá se foi um domingo de liberdade, foi difícil, mas consegui superar esse momento e, ao contrário do que dizem, consegui sair da escola e cá estou contanto este acontecimento.