Versos Livres... Livres?

05/10/2011 16:07

 

OS FILHOS DO HOJE

 

Os filhos do Hoje

nada esperam, tudo podem;

buscam tudo, nada perdem.

Os filhos do hoje

lutam.

Não há futuro.

Não há passado.

Os filhos do hoje

têm o hoje.

O hoje é eternamente.

 

A UMA MOÇA SORRIDENTE

 

Continue sorrindo, meu amor.

Sorrindo, sorrindo, sorrindo, sorrindo.

Sinta como é prazeroso

esse doce sabor da dor.

 

ORGASMO

 

Ele se escondeu debaixo da cama.

Seus pais na cama se amavam.

E se amaram.

Calaram-se.

O menino atingiu o orgasmo.

 

ESTAVA FEITO

 

Ele fez mais que todos.

Jurou de pés juntos; morreu.

Meu Deus, porque abandonastes

esse tal de Jesus Cristo?

E atirei a primeira pedra.

 

JUSTIFICATIVA

 

Não precisamos de Deus. Temos a coca-cola.

Podemos chorar agora.

 

EM PRIMEIRA PESSOA

 

Quero a poesia do momento.

Tenho um jeito descontente.

Viajo entre pensamentos

sobre a grande pedra da vida.

Fico observando todos os dias

e imaginando: para onde, vento?

A grande pedra rola.

O vento para.

A hora chega.

O vento não foi embora.

 

POEMA BIOGRÁFICO

 

Não queria dizer nada.

Escreveu o que pôde.

No final da vida leram tudo.

Viveu tanto.

Sua biografia tinha duas linhas.

 

POEMA SEM DATA

 

Ela estava na janela

a olhar para além do horizonte.

Sexto andar.

Tomou coragem.

Pensou muito.

Naquele instante

uma poesia voava.

 

POEMA A DRUMMOND

 

Pregaram o poeta na cruz.

-Meu Deus, ele não era Jesus-

O poeta não tinha mais lágrimas;

Só sabia dizer:

“Poesia, perdoai-vos, eles não lêem

Carlos Drummond de Andrade”.

Raimundo, então, morreu e não ressuscitou

ao terceiro dia. Era tudo que José queria.

 

POEMA EXCLUIDO

 

O porta-voz do inferno chegou voando:

“Me excluo”

Dito isso, saiu chorando.

Fiquei à observá-lo:

ele tinha o rabo entre as pernas.

 

POEMA SEM NOME

 

Caro senhor diretor,

estou a muito desempregado.

Tens algum valor?

 

Ele sofre; está jogado.

 

Meu caro, um poeta maior

naquela calçada imunda

aguarda ser resgatado.

 

POEMA AMBÍGUO

 

Sorria. Estou rindo da tua cara.

Enquanto você sorri

faço poesia na tua sala.

 

POEMA A MORTE

 

Meu desejo é escrever um verso excludente,

um verso que engane a alma;

um verso que provoque prantos.

Meu desejo é escrever um verso excludente;

um verso ao meu enterro.

 

POEMA-PROSA

 

Escrever é se deixar envolver pela matéria viva da arte.

 

POEMA ÀS VISITAS

 

As mulheres falam dos homens

e os homens de futebol.

Onde está o poeta?

 

****

 

Findo o hoje, o amanhã o distorce.

Até mais...